Boa tarde.
Chamo-me Joaquim Alexandre e tenho 30 anos.
O trabalho e o desporto fazem parte da minha vida…
Tenho paralisia cerebral e apesar desta deficiência, a minha vida é bastante preenchida.
O meu princípio de vida não foi muito fácil, pois fiquei órfão de pais aos 4 anos e fui viver com a minha avó. Passei por imensas dificuldades…
Iniciei a escolaridade com 12 anos de idade.
Ao completar o 6º ano fui para a Cercigui, onde tirei o curso de Secretariado e Informática. Foi lá que nasceu o interesse pelo desporto adaptado, designadamente Boccia.
Esta actividade desportiva mudou a minha vida… Para melhor…
Em termos profissionais, actualmente dou apoio na secretaria da Junta de Freguesia de Pedome, o que me faz sentir útil para a sociedade pois sou capaz de exercer funções, apesar das minhas limitações.
Enquanto andei na Cercigui era mais fácil ir aos treinos, pois ia na carrinha patrocinada pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão para as aulas e de lá para os treinos.
Quando terminei o curso passou a ser necessário ir buscar uma credencial ao Centro de Saúde e para isso levantava-me às 6.30 da manhã e mesmo assim mesmo muitas vezes não era atendido. Tinha de ir várias vezes e quando o tempo estava mau passava muitas dificuldades apesar de ter uma cadeira eléctrica que me ajuda imenso
Actualmente, no Centro de Saúde melhoraram o processo de atendimento, o que permite que eu seja atendido à hora que a consulta foi marcada, logo tenho mais tempo para outras coisas.
Felizmente, para poder ir aos treinos e às competições, conto a amabilidade do Sr. Presidente da Junta, que me dispensa das minhas obrigações sempre que eu necessito.
A vontade para ir aos treinos sempre foi mais forte que todas as barreiras que encontrei pois com o desporto ganhava mais força para enfrentar o meu dia a dia.
Com a prática do desporto sinto-me mais forte, pois ponho à prova as minhas capacidades e fortaleço as minhas limitações.
Desde de Setembro de 1998 estou integrado na equipa de Boccia da APCG.
O meu objectivo é chegar às competições internacionais pela nossa selecção, pois já fui proposto em 2007 mas não fui convocado, apesar do meu primeiro lugar a nível Regional e quinto lugar a nível Nacional em 2006.
Em 2007 fiquei em terceiro lugar no campeonato Regional e em 2008 fiquei em vigésimo quinto pois estive lesionado.
Este ano correu melhor, pois consegui ficar em quarto lugar no campeonato Regional, no oitavo no Nacional e quinto no Portugal.
Estou no sétimo lugar do ranking Nacional e espero melhorar.
Tenho em mãos um projecto de construção de uma página na Internet sobre o “Boccia”, mas está a ser difícil porque não tenho dados da totalidade das instituições inseridas neste desporto.
Para consulta, visitem Boccia.com.sapo.pt
Felizmente, com o apoio dos muitos amigos que tenho ligados ao mesmo desporto e outros ligados à minha vida social considero-me um Homem muito Feliz…
Em nome da Equipa de Boccia, agradeço todo o apoio e empenho prestado pela APCG.
Muito obrigado
« voltar
|