|
O profissional de nutrição, é formado em alimentação e nutrição, “aconselha a seguir uma determinada conduta alimentar, de acordo com o corpo e com a actividade.” Pode ajudá-lo(a), a comer bem, a fazer escolhas mais saudáveis, a escolher os melhores produtos quando vai comprar, a viver de forma saudável. Não se deve confundir alimentação com nutrição, o primeiro termo corresponde a um processo voluntário e consciente por meio do qual o ser vivo recebe alimentos para seu consumo, enquanto o segundo se refere a um processo ou conjunto de processos involuntários de transformação dentro do organismo.
“Na sociedade actual acredita-se que a comida pode mudar a sua vida, a alimentação pode tornar-se uma filosofia pessoal ou, noutras situações, uma via de prevenção de doenças…”
Mas por que é tão importante comer bem?
“…já a cerca de 25 séculos que é referido por Hipócrates a importância do equilíbrio entre o consumo de alimentos e a actividade física…”
Doenças como a obesidade tem sido tema de discussão, procuram-se soluções, estratégias e propostas, o que fazer em relação a um problema de saúde que atinge cada vez mais pessoas.
Não só a obesidade, como outras doenças, podem ser alvo de terapêutica nutricional, tornando desta forma o alimento num medicamento. Alimento é o material nutritivo introduzido no organismo, que preenche as necessidades de manutenção, crescimento, funcionamento e restauração dos tecidos.
O Nutricionista poderá ajudá-lo(a), pois é capaz de estruturar um plano alimentar planeado em função da idade, altura, peso e estilo de vida de cada indivíduo, adaptando a alimentação deste, de forma a fazer escolhas mais saudáveis.
|
|