APCG (clique sobre o logotipo) APPC    

Início  •  Quem Somos  •  Inf. Técnicas  •  Ligações  •  Parceiros  •  Eventos  •  Contactos



Junho 2017

Do.

Se.

Te.

Qu.

Qu.

Se.

Sá.

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

 

Notícias

 
 

Dia Nacional da Paralisia 2015
(ver mais...)

IX - Mini-Maratona e Caminhada
(ver mais...)

Olharte
(ver mais...)

20 anos
(ver mais...)

Vai dar banho ao cão
(ver mais...)

Yes we wheel
(ver mais...)

VIII Mini-maratona
(ver mais...)

Inauguração da carrinha adaptada
(ver mais...)

Domingos Solidários
(ver mais...)

28 e 29 de Setembro de 2012
Feira +Vida

VI - Mini-Maratona e Caminhada
(ver mais...)

Grupo de Ajuda Mútua
(ver mais...)

Workshop "Sabores da india"
a realizar nas instalações da APCG a 19 de Novembro de 2011

(ver mais...)

21 e 22 de Outubro
Auditório da universidade do Minho
II Jornadas "A Pensar nos Frutos"

18 de Setembro de 2011
V Mini-Maratona

(ver mais...)

BOCCIA – Balanço de 2011
(ver mais...)

Agencia Viagens para pessoas com mobilidades reduzida
(ver mais...)

APCG com Recolha Selectiva de Lixo
(ver mais...)

Praias acessiveis
(ver mais...)

1 de Julho de 2011
Big Jump

(ver mais...)

7 a 10 de Julho de 2011
Feira da Terra

(ver mais...)

APCG sobre rodas
(ver mais...)

Culinária Saudável na APCG
Consultas individuais de nutrição
Contacte a secretaria da APCG
(ver mais...)

PODOLOGIA - Serviços
(ver mais...)

IOGA - Aulas de Relaxamento
(ver mais...)

Artesanato CAO
(ver mais...)

 

NEWSLETTER
Consulte aqui os números anteriores

 
     
 

SUGESTÕES/RECLAMAÇÕES
Deixe aqui a sua opinião.

 
     
 

O Que Somos  •   Missão, Visão e Valores  •   Carta da Qualidade  •   Manual da Qualidade  •   Políticas da APCG  •   Regulamento Interno do CAO  •   Regulamento Interno do Lar  •   Regulamento Interno da Reabilitação  •   Orgãos Sociais •  Objetivos Estratégicos  •  Área Influência •  Serviços •  Avaliação da Satisfação das Partes Interessadas  •   Plano Anual  •   Plano da Qualidade

 
     
 

Quem Somos

APCG, uma curta história cheia de vidas

A Associação de Paralisia Cerebral de Guimarães é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, tendo sido criada em Junho de 1994, no seguimento de um trabalho desenvolvido pela Equipa Multidisciplinar de Apoio e Atendimento à Deficiência/Qualidade de Vida.

Este Núcleo surgiu com o apoio dos Núcleos de Braga e do Porto, tendo sido criada, em Novembro de 1993, uma Comissão Instaladora e, em 1994, assinado um protocolo de cedência de instalações pela Sta. Casa de Misericórdia de Guimarães, sendo as obras de restauro realizadas com o apoio das autarquias e do Fundo de Socorro Social bem como de um programa de angariação de fundos e de sensibilização da população.

A APCG iniciou as suas actividades em 1995 com um Centro de Reabilitação para crianças portadoras de Paralisia Cerebral dos concelhos de Guimarães, Fafe, Celorico de Basto e Cabeceiras de Basto para fazer face à carência de respostas existente nestes concelhos. Em 2000, o Núcleo alargou o seu âmbito de acção ao novo recém criado concelho de Vizela e ao concelho de Felgueiras, prestando, neste último, apoio às crianças nascidas a partir de 1995. Em 2004, após a inauguração do novo edifício, construído com algum apoio financeiro do Prodep, alargou-se o âmbito da actuação da Instituição para as valências de C.A.O. e Lar Residencial.

A actual Direcção propõe para um futuro próximo alargar esta última valência de forma a suprir as carências existentes nesta região no que concerne ao suporte das pessoas portadoras de deficiência que não possuem uma rectaguarda familiar consistente.

Áreas de Actuação e Actividades Principais

A APCG foi criando ao longo dos anos vários equipamentos e estruturas de apoio às pessoas com Paralisia Cerebral e suas famílias de forma a alcançar o seu objectivo principal - criar condições para aumentar a participação dos deficientes na vida social, promovendo deste modo uma política de prevenção, tratamento, reabilitação e integração da pessoa com Paralisia Cerebral.

Actualmente possui três áreas de actuação:

1. a Reabilitação ,
2. o Centro de Actividades Ocupacionais (C.A.O.)
3. o Lar Residencial

Para além da dedicação envolvida no tratamento das crianças e jovens portadores de deficiência, a APCG pretende ainda que estes sejam integrados plenamente na comunidade, quebrando barreiras preconceituosas que possam existir, pelo que possui actividades enriquecedoras para os jovens e com alguma visibilidade no exterior como é o caso do Boccia e da Natação, e tem aberto à comunidade local um Espaço Internet financiado pelo Projecto Clique Solidário, onde promove Acções Formativas em informática e internet.

____________________________
A Reabilitação apoia crianças e jovens com idades compreendidas entre os 0 e os 16 anos, portadores de Paralisia Cerebral ou perturbações neurológicas afins, através de tratamentos ambulatórios de Terapia da Fala, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Psicologia, Serviço Social, e ainda de Hidroterapia e Hipoterapia.
O C.A.O. apoia jovens maiores de 16 anos, integrando-os em espaços que lhes proporcionem actividades dos seus interesses e que os dignifiquem como cidadãos úteis para a sociedade
O Lar Residencial acolhe pessoas portadoras de deficiência que não possuam rectaguarda familiar para lhes proporcionar o bem-estar que necessitam.

 
 


 
     
   
POS_C

HomeQuem SomosInf. TécnicasLigaçõesParceirosEventosContactos