Terapia
Hidroterapia
A Hidroterapia é um recurso terapêutico que alia a prática de exercícios terapêuticos aos princípios físicos da água, recorrendo a técnicas aplicadas ao perfil e particularidades de cada indivíduo sendo, normalmente, realizada em piscinas com temperaturas entre os 32 e os 36º.
Aplicações Terapêuticas
É um tratamento complementar muito solicitado por pessoas com Paralisia Cerebral, dado que o ambiente aquático é facilitador da inibição da gravidade, diminuindo o esforço do paciente, fazendo com que seu corpo flutue, tornando, assim, possíveis movimentos ativos em indivíduos que doutra forma não conseguem executá-los. Assim, permite que pessoas com limitação motora experienciem alguma independência nos movimentos, o que dá uma extrema sensação de liberdade, reconstruindo a autoestima e a autossegurança. Verifica-se, assim, que o meio aquático proporciona uma vasta variabilidade de experiências motoras e sensoriais, permitindo melhorar o potencial funcional de cada um, bem como criar situações de sucesso.
Benefícios Complementares
Além dos objetivos acima referidos, a Hidroterapia permite a redução dos espasmos musculares, o aumento ou manutenção da amplitude de movimentos, o alívio da dor, a modulação do tónus muscular, o fortalecimento e reforço muscular, a melhoria da circulação sanguínea, bem como da função respiratória, do equilíbrio, da coordenação e da postura. Permite ainda melhorar a concentração.
Apoie a APCG
O trabalho desenvolvido na APCG é imensurável e interminável.
Continuamos comprometidos na missão de fazer a diferença na vida das pessoas.
Colabore e faça parte da nossa história.