O que é a
Paralisia Cerebral

A Paralisia Cerebral é uma condição neurológica que altera a postura e/ou o movimento, resultante de uma disfunção crónica não progressiva do cérebro em desenvolvimento, sendo que a lesão não se altera e as suas expressões clínicas podem alterar à medida que o cérebro se desenvolve.
Saber mais

Paralisia Cerebral

As suas causas podem surgir em momentos distintos: durante a gestação (toxoplasmose, herpes, rubéola, acidentes, malformações congénitas, hemorragias, má nutrição, etc), durante o parto (hipóxia, anóxia, traumas, complicações da placenta, etc) e após o parto (traumatismos, infecções, hemorragias, acidentes, etc).

Os principais sintomas incluem atraso no desenvolvimento global, persistência dos reflexos primitivos, alteração do tónus muscular, alterações motoras e cognitivas, tais como dificuldades em andar, falar, comer, compreender, entre outros.

Na Paralisia Cerebral, existem diversos quadros motores, que se caracterizam conforme a lesão cerebral, sendo eles, espástico (bilateral e unilateral), disquinético (distónico e coreoatetósico) e atáxico. Todos eles se apresentam com graus distintos de severidade.

Diagonóstico e
Tratamentos

O diagnóstico da Paralisia Cerebral é clínico, sendo habitualmente necessária a realização de vários exames neurológicos e físicos. Este diagnóstico é estabelecido até os 4 anos de idade.

Sendo a Paralisia Cerebral uma condição que provoca múltiplas alterações e incapacidades no desenvolvimento, exige um modelo de intervenção multidisciplinar, que permita minimizar os prejuízos que dela advêm. Deste modo, torna-se necessária a intervenção de profissionais de diversas áreas, como Medicina (Neonatologia, Pediatria, Neurologia, Neuropediatria, Fisiatria, Pneumologia, Gastrenterologia, Ortopedia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, entre outras), Terapia da Fala, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Psicologia, Serviço Social, Nutrição, etc., com recurso a diversas técnicas, estratégias e terapêuticas.

É fundamental que a avaliação e a intervenção ocorram o mais precocemente possível, idealmente por Equipas especializadas, de modo a potencializar as capacidades da criança, diminuindo o impacto das incapacidades existentes.

O aconselhamento à família reveste-se, também, de grande importância, de modo a que esta esteja o mais informada possível e, consequentemente, mais capaz.

Testemunhos

Daniel e Fernanda Silva

Tivemos acesso à APCG em um dos momentos mais delicados de nossas vidas, logo após o diagnóstico da nossa filha, identificada com a síndrome Cornelia de Lange.

Mais do que recebidos, fomos muito bem acolhidos pela equipa. Não só nossa filha, mas toda a família recebeu apoio e carinho, o que gerou uma relação de extrema confiança. Nas abordagens, os desafios e dificuldades nunca foram ocultados, mas as palavras de esperança e otimismo prevaleciam. Junto disso, a competência dos profissionais tem proporcionado resultados incríveis. Somos muito gratos a todos da APCG. A Isabel não seria a mesma sem o vosso apoio!

Patrícia Melo
Como mãe de uma menina Rett sei o quanto pode ser difícil conseguir alcançar alguma autonomia para ela. As terapias são fundamentais, graças ao esforço, empenho e dedicação de cada terapeuta, a Leonor consegue a cada semana subir mais um degrau em qualidade de vida. A equipa APCG Com Certeza é fundamental e indispensável para o bem estar de cada utente e das suas famílias.❤ Abençoados sejam aqueles que fazem desabrochar flores nas dificuldades da vida de cada menino especial. ❤ A prender P rogredir C oncretizar G uiar "sempre"❤
Antónia Novais
Sou mãe de um jovem de 16 anos que frequenta a APCG, praticamente desde o seu nascimento. Fazer parte da Vossa Instituição significou para mim, e para ele, deixar de estarmos sós, na dura caminhada que temos percorrido. Uma equipa de profissionais de excelência, um apoio incontornável, uma Instituição de confiança. Desejo que continuem a crescer, com a mesma qualidade, de forma a tornar mais felizes e seguras, muitas mais famílias de meninos, jovens e adultos especiais. Bem hajam
Telma Lopes
A grande maioria das pessoas sabem o que é inclusão e falam bonito sobre incluir, mas algumas pessoas esquecem que a inclusão começa no coração. Sobre as pessoas que trabalham na APCG e só posso falar pelas que acompanham a minha Mafalda (Terapeuta Filipa, Terapeuta Sandra, Dra. Alexandra, Dra. Ana, Dra. Isabel) Obrigada por nunca a porem de lado devido às limitações, Obrigada Obrigada por se preocuparem com o bem-estar dela, Obrigada pela ajuda em relação às ajudas técnicas por darem sempre uma palavra sobre o que é o melhor para ela e Obrigada também pelo apoio que dão à mãe/família.
Eduarda Oliveira
Começamos na APCG em 2022, ainda com o COVID a decorrer e já com um ano de tratamentos dolorosos o nosso medo era muito porque pela 1ª vez iríamos sair da nossa zona de conforto, mas aqui vem a surpresa. Fomos bem recebidos por todos, desde dos terapeutas, pelas meninas da secretaria e pelas senhoras que asseguram a limpeza de todo o espaço, que está sempre limpo e cuidado para nos receber. Devido às necessidades do meu filho sempre se mostraram atentas e prontas para ajudar no melhor para ele e mesmo quando começou na pré-escola no ano passado conseguimos fazer união com ambas. Obrigada, por nos permitir crescer e evoluir com mais qualidade!
Marta Borges
Olá, boa tarde! Aqui deixo um pouquinho do que sinto pela APCG... A APCG foi, e é...uma mão amiga... À qual não consigo quantificar o seu enorme tamanho. Uma mão que me amparou a mim e à minha filha. Auxiliou-me e guiou-me, em fases muito difíceis da minha vida, não deixando cair por terra a esperança de dias melhores. Parte da alegria que a minha filha transparece vem também da APCG. Para mim APCG é VIDA.
Anabela Silva
Quando entramos para APCG... Já alguns anos 14/15???... Sentimos o Apoio que precisamos na nova vida que iniciamos com uma menina de necessidades especiais. Em que tudo é novo, confuso com muitas emoções... Não só no apoio terapêutico, nutrição, psicologia, social mas também todo o aconselhamento, ajuda, desabafo e até entretimento que precisamos... Uma troca de experiências.... Uma Amizade, quase uma família. Obrigada à APCG e toda a equipa que acompanha a minha filha e a nós pais e família. Continuem com o excelente trabalho, que também é uma vocação. ❤❤
João Oliveira
Eu sou o João Oliveira, frequento a APCG desde os 3 anos e agora tenho 25. Nesta instituição tive várias terapias e agora só tenho psicologia e apoio na escolha dos materiais necessários para a minha condição física. Ao longo destes anos conheci muitos técnicos que me ajudaram a evoluir tanto a nível físico como psicológico. Esta instituição e as pessoas que nela trabalham também fazem parte da minha vida, assim como outros utentes que eu conheci.

Links Úteis

Os links úteis no site da Associação de Paralisia Cerebral de Guimarães servem para fornecer acesso rápido e fácil a informações essenciais e recursos importantes para pessoas com paralisia cerebral, suas famílias e cuidadores. Estes links incluem diretrizes médicas, suporte legal, serviços de reabilitação, e programas de inclusão social. Além disso, eles conectam os usuários a organizações parceiras e a eventos relevantes. Assim, facilitam a navegação e melhoram a acessibilidade às informações vitais para o bem-estar e a integração dessas pessoas na comunidade.

Entre em Contacto
Connosco!

Google reCaptcha: Chave do site inválida.